Nesta segunda-feira, dia 22, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto). O fármaco é destinado a adultos diagnosticados com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser tratado por meio cirúrgico ou que já atingiu outras áreas do corpo, e que receberam tratamento prévio com terapia endócrina.
As características desse tipo de tumor incluem:
- positivo para receptor de estrogênio (ER+)
- negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-)
- e mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
Desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., o medicamento é administrado por via oral e é utilizado como monoterapia.
O câncer de mama figura como a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, foram estimados 73.610 novos casos da doença no Brasil, correspondendo a 30,1% dos cânceres diagnosticados em mulheres.
Fonte: Agência GOV
O post Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama apareceu primeiro em Roraima em Tempo.

