sábado, 05 de setembro de 2026
EM ALTA
Condenação de 25 anos para homem que assassinou ex-esposa diante da mãe Dois homens enfrentam processo na Justiça Federal por suposto apoio a garimpo ilegal na Terra Yanomami Mãe é detida por suposta omissão em casos de abuso sexual contra suas filhas em operação da Sesp Selvinha Amazônica ficará fechada durante o Mormaço Cultural Proibição da UE às carnes do Brasil pode resultar em perdas de bilhões para estados brasileiros Brasil impulsiona reativação das exportações de aves e mel rumo à União Europeia CNDB: descubra o passo a passo para obter a Carteira Nacional Docente e suas vantagens Aneel autoriza corte de 14% nas contas de luz em Roraima Nova legislação estabelece diretrizes para atendimento de infartos no SUS Iniciativa solidária reúne produtos de higiene para apoiar mulheres em vulnerabilidade social Importadores europeus aceleram aquisições de frango do Brasil antes de novas restrições Funcionários da Escola Estadual São José enfrentam calor em copa improvisada, revela denúncia Condenação de 25 anos para homem que assassinou ex-esposa diante da mãe Dois homens enfrentam processo na Justiça Federal por suposto apoio a garimpo ilegal na Terra Yanomami Mãe é detida por suposta omissão em casos de abuso sexual contra suas filhas em operação da Sesp Selvinha Amazônica ficará fechada durante o Mormaço Cultural Proibição da UE às carnes do Brasil pode resultar em perdas de bilhões para estados brasileiros Brasil impulsiona reativação das exportações de aves e mel rumo à União Europeia CNDB: descubra o passo a passo para obter a Carteira Nacional Docente e suas vantagens Aneel autoriza corte de 14% nas contas de luz em Roraima Nova legislação estabelece diretrizes para atendimento de infartos no SUS Iniciativa solidária reúne produtos de higiene para apoiar mulheres em vulnerabilidade social Importadores europeus aceleram aquisições de frango do Brasil antes de novas restrições Funcionários da Escola Estadual São José enfrentam calor em copa improvisada, revela denúncia
Alimentos

Auditoria nas granjas e frigoríficos do Rio Grande do Sul é concluída pela China

O Rio Grande do Sul recebeu nesta semana uma comitiva de auditores da China para inspeção de sistemas de defesa sanitária animal e produtos de origem animal, conforme nota da Secretaria de Agricultura do estado. A visita foi finalizada nesta quarta-feira (24).

A missão foi conduzida por fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Com isso, a expectativa é que os chineses retomem as exportações de carnes de aves do Brasil, movimento que começou com a reabertura das vendas da proteína para a União Europeia na última terça-feira (23).

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Vistoria em granjas e frigoríficos

O grupo de seis inspetores chineses percorreu uma granja de matrizes em São José do Hortêncio e uma granja de frango de corte em Pareci Novo. Eles também visitaram um abatedouro exportador em Bom Princípio. Todos os locais foram acompanhados por fiscais estaduais da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapi.

Além disso, durante as visitas a comitiva verificou os protocolos de biossegurança, monitoramento de doenças e o funcionamento dos controles sanitários. Fernando Groff, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal do DDA/Seapi, destacou que a auditoria permite demonstrar a eficácia dos sistemas aplicados no estado.

“Garantir que as propriedades estejam livres de doenças como Newcastle e Influenza Aviária de Alta Patogenicidade impacta diretamente na retomada das exportações”, afirmou.

Histórico de suspensão e medidas de controle

As exportações para a China estão suspensas desde julho de 2024, quando foi confirmado um foco isolado da doença de Newcastle em Anta Gorda. A expectativa de retomada foi adiada novamente em maio deste ano, após registro de influenza aviária em Montenegro.

Ambos os episódios foram controlados rapidamente, e o status sanitário do Rio Grande do Sul foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A quarentena de Montenegro foi encerrada em junho, reforçando a capacidade de resposta do sistema de defesa sanitária brasileiro e a efetividade das estratégias de proteção adotadas pelo setor avícola.

O post China finaliza auditoria em granjas e frigoríficos do RS apareceu primeiro em Canal Rural.

Os comentários estão desativados.