quarta-feira, 22 de julho de 2026
EM ALTA
Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor e afeta parte das exportações Morre aos 98 anos Luiz Carlos Barreto, um dos maiores produtores da história do cinema brasileiro Forças Armadas ganham sinal verde para atuar nas eleições de 2026 Quadrilha é desmantelada em Roraima com apreensão de 8kg de entorpecentes, armamentos e dinheiro ONU e Unicef divulgam manual para alertar pais sobre os riscos da ‘machosfera Fraude online: golpistas montam sites falsos da Âmbar Energia Roraima e enganam consumidores com pagamentos por PIX Normandia destina R$ 1,3 milhão para compra de tecnologia e suprimentos de informática Suspeito de estuprar e engravidar adolescente indígena é detido em Amajari Sinter chama seus membros para regularização de cadastro Operação da Polícia Federal em Buritis gera tensão entre os moradores com relatos de tiros MegaG transforma o Dia da Pizza em um gesto de carinho para crianças acolhidas pelo Lar Agrícola A Semente MPRR sugere à Prefeitura de Boa Vista a implementação de cota mínima para mulheres na Guarda Municipal Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor e afeta parte das exportações Morre aos 98 anos Luiz Carlos Barreto, um dos maiores produtores da história do cinema brasileiro Forças Armadas ganham sinal verde para atuar nas eleições de 2026 Quadrilha é desmantelada em Roraima com apreensão de 8kg de entorpecentes, armamentos e dinheiro ONU e Unicef divulgam manual para alertar pais sobre os riscos da ‘machosfera Fraude online: golpistas montam sites falsos da Âmbar Energia Roraima e enganam consumidores com pagamentos por PIX Normandia destina R$ 1,3 milhão para compra de tecnologia e suprimentos de informática Suspeito de estuprar e engravidar adolescente indígena é detido em Amajari Sinter chama seus membros para regularização de cadastro Operação da Polícia Federal em Buritis gera tensão entre os moradores com relatos de tiros MegaG transforma o Dia da Pizza em um gesto de carinho para crianças acolhidas pelo Lar Agrícola A Semente MPRR sugere à Prefeitura de Boa Vista a implementação de cota mínima para mulheres na Guarda Municipal
Alimentos

Destruição de 135 mil aves na Holanda destaca a superioridade sanitária do Brasil, afirma especialista

O recente surgimento de novos casos de influenza aviária na Holanda, registrados em maio, gerou uma preocupação sanitária que se espalha por toda a Europa.

Na província de Frizland, localizada no norte do país, cerca de 80 mil frangos precisaram ser abatidos após a confirmação da doença em uma granja comercial. Antes disso, outras 55 mil aves foram eliminadas em Flavoland, na região central, somando um total de 135 mil aves sacrificadas em apenas duas áreas.

As autoridades locais destacam que essa situação é especialmente alarmante, pois ocorre fora do período tradicionalmente associado à disseminação do vírus, que costuma ser mais intenso durante o outono e o inverno, épocas com maior movimentação de aves migratórias.

Em resposta aos casos detectados, o governo da Holanda implementou medidas rigorosas de controle. Entre as ações estão a criação de zonas restritas que proíbem o transporte de aves, ovos e resíduos avícolas, além do monitoramento intensivo das granjas situadas em um raio de até dez quilômetros dos locais onde a influenza foi identificada.

  • Fique por dentro das últimas notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsões climáticas: siga o Canal Rural no Google News!

Fernando Henrique Iglesias, analista da consultoria Safras & Mercado, destaca que o Brasil possui um diferencial significativo no que diz respeito à segurança sanitária nesse cenário.

“No Brasil, houve apenas um registro de influenza aviária altamente patogênica em granjas comerciais. Isso é extremamente positivo para o país no contexto global. O Brasil se posiciona como um protagonista nas exportações de carne avícola devido à sua capacidade de proteger suas granjas contra esse grave problema sanitário”, afirma Iglesias.

O especialista também observa que a situação na Europa sugere que o Brasil continuará exportando grandes volumes de carne de frango enquanto países como Estados Unidos e os membros da União Europeia enfrentam sérias dificuldades para controlar a propagação da doença.

“A percepção é que a carne brasileira possui um selo adicional de qualidade relacionado diretamente à segurança sanitária. A resiliência do Brasil nesse aspecto se deve ao trabalho meticulosamente estruturado e planejado”, conclui.

O post Sacrifício de 135 mil aves na Holanda mostra vantagem sanitária do Brasil, diz analista apareceu primeiro em Canal Rural.

Os comentários estão desativados.