A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu o aval para o registro do medicamento Aquipta (atogepanto), que é destinado à prevenção de crises de enxaqueca.
Este fármaco é indicado para adultos que sofrem com pelo menos quatro episódios de enxaqueca a cada mês. Sua ação se dá ao bloquear uma via que está relacionada à transmissão da dor e ao surgimento das crises frequentes.
Segundo informações da Anvisa, pesquisas realizadas durante o desenvolvimento do Aquipta mostraram que a substância consegue diminuir de forma significativa o número de dias em que os pacientes sentem dor, em comparação ao placebo. Esse efeito positivo foi observado tanto em indivíduos com enxaqueca episódica quanto naqueles com a forma crônica da doença.
Cenário global
A agência também ressaltou que aproximadamente 15% da população mundial é afetada pela enxaqueca. Essa condição é marcada por crises recorrentes de dor de cabeça, que variam de moderadas a severas, frequentemente acompanhadas por náuseas, vômitos e hipersensibilidade à luz e ao som.
Apesar da existência de várias opções terapêuticas para prevenir as crises provocadas pela enxaqueca, muitas delas não atuam diretamente nos mecanismos que levam ao desencadeamento dessa condição.
Fonte: Portal R7
O post Anvisa aprova novo medicamento para prevenir crises de enxaqueca apareceu primeiro em Roraima em Tempo.
