Os donos de veículos registrados em Roraima têm até este sábado, dia 27, para quitar o licenciamento, mesmo que o prazo original tenha se encerrado em 29 de março deste ano, sem a necessidade de realizar uma vistoria.
O intervalo entre 29 de março e 27 de junho representa um total de 90 dias, período concedido aos proprietários para efetuarem o pagamento. Após esse prazo, será necessário agendar uma vistoria do veículo.
José Raimundo Rodrigues, diretor da Diretoria de Controle de Condutores e Veículos do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR), enfatizou que o licenciamento é uma exigência anual conforme estabelecido pela portaria nº 619/2022.
“Ao efetuar o pagamento do licenciamento dentro do prazo estipulado de 90 dias, o proprietário dispensa a necessidade de agendar ou pagar pela vistoria veicular. Assim, ele poderá emitir o CRLV [Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo], que comprova que todas as obrigações estão regularizadas, incluindo o pagamento do IPVA, multas e outros débitos. Além disso, assegura que o veículo está apto a circular nas vias públicas”, afirmou Rodrigues.
O objetivo da vistoria é confirmar a autenticidade do automóvel e verificar se toda a documentação está em ordem, bem como assegurar que os equipamentos do veículo estão funcionando corretamente.
Para solicitar o licenciamento do veículo em Roraima (CRLV-e), os proprietários podem acessar o site do Detran Roraima ou utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Consequências do atraso no licenciamento
Se um motorista for abordado em uma blitz e estiver com o documento do veículo vencido, ele terá que pagar uma multa no valor de R$293,47.
Essa infração é considerada gravíssima e implica na adição de sete pontos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor. Além disso, há a possibilidade de que o veículo seja levado ao pátio do Detran, podendo ser liberado somente após a quitação das pendências financeiras.

