quarta-feira, 03 de junho de 2026
EM ALTA
Protocolo da Secretaria de Educação visa guiar escolas de RR em meio ao rigoroso inverno Anvisa ordena retirada de lote da água mineral Crystal sem gás do mercado PRF dá início à Operação Corpus Christi em Roraima Trinta mil servidores estaduais recebem a primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira, 3 Brasil é declarado livre de febre aftosa pela China Indústria pesqueira teme impactos nas exportações devido a nova tarifa americana Acidente fatal em Boa Vista leva mulher a ser indiciada por homicídio culposo após morte de funcionário do Detran Homem é detido em RR por compartilhar fotos íntimas da ex-namorada após término do relacionamento Preparação dos mesários para a eleição suplementar entra em ação Roraima lança edital para seleção de jurados do Festival de São João no Parque Anauá 2026 Pacote de R$ 1 bilhão do Novo PAC inclui seis regiões hidrográficas da Bahia Pintolândia ganha novas vias: Prefeitura inicia recapeamento na Avenida Nazaré Filgueiras Protocolo da Secretaria de Educação visa guiar escolas de RR em meio ao rigoroso inverno Anvisa ordena retirada de lote da água mineral Crystal sem gás do mercado PRF dá início à Operação Corpus Christi em Roraima Trinta mil servidores estaduais recebem a primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira, 3 Brasil é declarado livre de febre aftosa pela China Indústria pesqueira teme impactos nas exportações devido a nova tarifa americana Acidente fatal em Boa Vista leva mulher a ser indiciada por homicídio culposo após morte de funcionário do Detran Homem é detido em RR por compartilhar fotos íntimas da ex-namorada após término do relacionamento Preparação dos mesários para a eleição suplementar entra em ação Roraima lança edital para seleção de jurados do Festival de São João no Parque Anauá 2026 Pacote de R$ 1 bilhão do Novo PAC inclui seis regiões hidrográficas da Bahia Pintolândia ganha novas vias: Prefeitura inicia recapeamento na Avenida Nazaré Filgueiras
Aconteceu

Tecnologia e criatividade em destaque na 1ª Mostra Tech realizada em escola de Boa Vista

A integração entre tecnologia e educação foi o destaque da 1ª Mostra Tech da Escola Municipal do Campo Balduíno Wottrich, realizada na comunidade Monte Cristo, em Boa Vista. O evento apresentou projetos que combinam inovação, criatividade e aprendizado, com ênfase no robô Matatabolt, protagonista da atividade “Matatalando na Alfabetização”.

Na dinâmica, os alunos do 1º e 2º ano programaram o robô com comandos de direção para percorrer um tapete com sílabas e palavras. O objetivo era guiar o Matatabolt até a resposta correta, seja para formar palavras, identificar o plural ou resolver operações matemáticas. A cada acerto, a equipe acumulava pontos, transformando o processo de aprendizagem em um jogo divertido e desafiador.

Desafios e Estímulos

A professora Kellen Queiroz adaptou a atividade de acordo com as necessidades das turmas. Para ela, conteúdos como singular e plural, masculino e feminino, adição e subtração se tornam desafios que incentivam a leitura, o raciocínio e a concentração.

O aluno Bryan Albuquerque, de 8 anos, do 2º ano B, ressaltou a importância da experiência. “Foi muito legal competir com meus colegas e ter a ajuda da professora. Mais do que vencer, o importante é se divertir”, afirmou. Já João Lucas Pereira Araújo, também de 8 anos, compartilhou que ficou nervoso antes da competição, mas conseguiu manter o foco e comemorar o primeiro lugar da equipe.

A iniciativa surgiu a partir da visão pedagógica da vice-gestora Leidymar Matias, que enxergou na robótica educacional uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino de língua portuguesa e matemática. Segundo ela, o projeto estimula a resolução de problemas do dia a dia por meio de tecnologias acessíveis, enquanto as crianças aprendem sobre lateralidade e coordenação motora de maneira divertida. A evolução é claramente perceptível.

Programa “Meu Primeiro Código com o Matatalab”

O projeto faz parte do programa “Meu Primeiro Código com o Matatalab”, implementado pela Prefeitura de Boa Vista na Rede Municipal de Ensino, alcançando 61 escolas urbanas, rurais e indígenas e beneficiando mais de 15 mil alunos dos primeiros anos do ensino fundamental.

Além disso, durante a Mostra, outras turmas apresentaram seus projetos. Os alunos do 5º ano exploraram o tema “Diferentes formas de preservação de lagos como gestão sustentável na região Hortifrutegranjeiro de Boa Vista”, enquanto os estudantes do 4º ano desenvolveram o projeto “Robótica na Escola”, integrando conteúdos de História e Geografia.

A aluna Idiane Pereira, de 9 anos, explicou com entusiasmo o funcionamento dos robôs aos visitantes. Ela destacou a importância de eventos como esse para interagir com outros alunos e demonstrar o que aprendeu.

Fonte: Da Redação

O post Tecnologia e aprendizagem: robôs e criatividade movimentam a 1ª Mostra Tech em escola de Boa Vista apareceu primeiro em Roraima em Tempo.

Os comentários estão desativados.