Ação policial captura grupo de criminosos e desmantela quadrilhas no interior de Roraima daqui a quatro anos

Ações iniciaram estrategicamente desde agosto de 2025 O post Operação prende 84 pessoas, apreende drogas e armas e enfraquece facções criminosas no Sul de Roraima em 2025 apareceu primeiro em Roraima em Tempo.

Nos últimos cinco meses, a operação da força integrada de Segurança Pública resultou na captura de 84 indivíduos e na apreensão de substâncias ilícitas, armamentos, veículos e outros itens relacionados a atividades criminosas. Iniciada em 1º de agosto de 2025, a atuação no sul de Roraima obteve resultados significativos no combate ao crime organizado.

A abordagem estabeleceu uma frente permanente e especializada, com base na utilização intensiva de inteligência policial. Isso resultou na contenção das atividades de facções criminosas na região, especialmente aquelas envolvidas com o tráfico de drogas.

O coordenador da operação, delegado Wesley Costa de Oliveira, destacou que as ações se concentraram principalmente em Rorainópolis e áreas adjacentes do sul do Estado, fortalecendo a presença das forças de segurança nessas localidades.

Segundo ele, o objetivo é desmantelar a estrutura financeira e operacional das organizações criminosas por meio de ações estratégicas embasadas em investigação e inteligência.

A operação envolve a PCRR (Polícia Civil de Roraima), a PMRR (Polícia Militar de Roraima), a PPRR (Polícia Penal de Roraima) e a FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), potencializando a resposta do Estado diante da criminalidade na região sul de Roraima.

De acordo com a delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, a intensificação das ações na região faz parte de uma estratégia contínua de enfrentamento ao crime organizado.

Entre 1º de agosto e 30 de dezembro de 2025, a operação resultou na prisão de 84 pessoas, sendo 47 em flagrante, 22 mediante cumprimento de mandados judiciais e 15 com a lavratura de TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência).

No mesmo período, foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições, 3 quilos e 168,4 gramas de drogas, assim como celulares, balanças de precisão, veículos e dinheiro proveniente de atividades criminosas.

O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), delegado Márcio Amorim, ressaltou que as ações seguem diretrizes modernas de segurança pública, alinhadas a estratégias nacionais que priorizam a integração entre instituições no combate ao crime organizado.

O uso da inteligência policial tem possibilitado prisões qualificadas e altos índices de conversão de flagrantes em prisões preventivas, impactando positivamente na segurança da população e na redução de crimes patrimoniais, como furtos, no município.

Para o próximo ano, a meta é ampliar as ações integradas no sul de Roraima, fortalecendo o combate ao crime organizado com presença contínua, integração institucional e ações eficazes para benefício da população.

Fonte: Da Redação

Tópicos