Após um hiato de quatro anos desde sua última participação no Festival de Curtas-Metragens de Bangalore, na Índia, o cineasta roraimense Aldenor Pimentel está de volta ao evento com uma nova produção cinematográfica. O filme que será exibido é intitulado “Fuga”, com a apresentação marcada para o dia 21 de junho.
Em 2022, Pimentel foi agraciado com uma menção honrosa na categoria Animação durante a 11ª edição do mesmo festival, pelo curta “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora local Platô Filmes. “Estamos esperançosos e quem sabe não ganhamos mais um prêmio? Nossa expectativa é alta”, declarou Pimentel sobre sua nova obra.
“Fuga” representa a estreia do diretor no formato live action, com o roteiro coassinado por Elisa Coimbra. Com uma duração total de dez minutos, essa produção foi viabilizada pela produtora arraia.br e recebeu apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, instituída pelo Governo Federal.
Elisa Coimbra, que também exerce a função de produtora executiva do filme, manifestou seu entusiasmo: “É uma grande honra estrear ‘Fuga’ na plataforma da arraia.br. A confiança que Aldenor depositou em nossa equipe possibilitou que esta fosse uma produção predominantemente feminina, promovendo a diversidade de gênero nas áreas criativas do cinema e audiovisual, aspectos essenciais para o desenvolvimento dessas linguagens em Roraima”, comentou.
Sinopse do Filme
Classificado como um filme de ação, “Fuga” foi filmado em 2024 em diversos pontos turísticos da cidade de Boa Vista. A história gira em torno de Duda, uma jovem indígena que se vê envolvida em uma perseguição misteriosa ao chegar ao aeroporto local. “Quem é ela? Por que está fugindo? Conseguirá escapar? Neste eletrizante curta-metragem, as perguntas podem ser mais significativas do que as respostas”, destaca a sinopse da produção.
O elenco inclui artistas como Lilith Cairú, Ernandes Dantas, Anderson Nascimento, Felipe Medeiros e Luiz Coimbra. A equipe de produção também contou com Elisa Coimbra e Julhy Van Den Berg como produtores executivos; Adriana Duarte Bencomo na direção de fotografia; Sabrina Jacome cuidando da direção de arte; e Bebeco Pujucan responsável pela direção de som e trilha sonora, junto com Elson Arcos e Fábio Moura.
O filme já passou por diversas exibições em locais como os Estados Unidos e Rondônia, além das cidades brasileiras Boa Vista, Normandia e Vila Tepequém (Amajari). Também foi selecionado para exibição na Inglaterra. O trailer pode ser encontrado no YouTube através do link: https://youtu.be/a1pN-y5gPJ0.
Fonte: Da Redação
O post Roraimense tem filme selecionado em mostra de cinema na Índia pela segunda vez apareceu primeiro em Roraima em Tempo.

