“Colheitas exuberantes: sementes certificadas de soja elevam a produtividade agrícola no Brasil”

O uso de sementes certificadas de soja impulsiona altas produtividades no Brasil, revela estudo

De acordo com dados divulgados pela Croplife Brasil, a pirataria de sementes de soja no país resulta em perdas de cerca de R$ 10 bilhões anualmente para o setor agrícola. Por outro lado, na safra 2024/2025, lotes da marca Credenz® apresentaram um índice de germinação acima de 95%, destacando-se pela rastreabilidade, amparo técnico e qualidade dos materiais.

Com o planejamento da safra 2025/2026 em andamento, a importância do uso de sementes certificadas no campo tem sido amplamente discutida no agronegócio brasileiro. A preocupação com o avanço da pirataria de sementes tem sido evidente, já que essas práticas ilegais afetam toda a cadeia produtiva, incluindo os agricultores.

O gerente de sementes de Soja e Biotecnologia da BASF Soluções para Agricultura, José Gomes, ressalta que investir em materiais certificados vai além de uma decisão técnica, sendo um compromisso com a produtividade, qualidade, sustentabilidade e futuro da agricultura. Na última safra, mais de 95% dos lotes da marca Credenz® apresentaram excelentes índices de germinação, garantindo um estabelecimento uniforme das lavouras e segurança aos agricultores.

As sementes certificadas passam por um rigoroso processo de avaliação, desde a pesquisa e desenvolvimento até a distribuição estratégica, garantindo que cheguem aos produtores com qualidade preservada. Além disso, as variedades são desenvolvidas considerando as particularidades de cada região do Brasil, com biotecnologia que confere resistência a pragas e tolerância a herbicidas.

A produção das sementes é certificada e rastreável, garantindo a procedência de áreas regulares alinhadas aos princípios de agricultura responsável e integridade na cadeia produtiva. Com todo esse cuidado e qualidade, as sementes certificadas da BASF Soluções para Agricultura têm impulsionado altas produtividades no campo, beneficiando os agricultores e o setor como um todo.