Contradições na recomendação de corretivos de solo ampliam importância de Fórum
As atuais recomendações de corretivos de solo geram, muitas vezes, dúvidas no mundo do agronegócio. Desatualização e contradições quanto ao uso de insumos, como calcário e fertilizantes, provocam debates entre os profissionais.
A situação chega aos agricultores num momento complicado, em razão da oscilação dos preços das commodities e a pressão quanto aos custos operacionais.
Esse cenário de recomendações contraditórias de parte das consultorias regionais e indicações desatualizadas será debatido no Fórum Nacional sobre Corretivos de Solos, no dia 26 de março, em Piracicaba (SP).
A realização é da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), por meio dos sindicatos estaduais do setor. A organização cabe ao Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), composto por graduandos da Esalq/USP.
Há poucas vagas disponíveis para inscrições. Profissionais, empresários da cadeia de insumos e agricultores estarão presentes.
Várias questões impulsionam o debate sobre revisão. Entre elas, estão a construção do perfil de solo em profundidade; utilização do calcário junto com o gesso agrícola; dosagens e qualidade da aplicação de insumos; e a aplicação em áreas com Sistema de Plantio Direto.
Calcário abaixo do necessário
“A quantidade de calcário aplicado no Brasil está pelo menos 1/3 abaixo do mínimo necessário. Consumimos 56 milhões de toneladas por ano, quando o mínimo deveria estar perto dos 80 milhões”, afirma João Bellato Júnior, presidente da Abracal.
Essa defasagem afeta, muitas vezes, a produtividade por hectare. A produtividade maior é uma excelente estratégia para o agricultor, diante da forte oscilação de preços – como no mercado de grãos.
Esta será a segunda edição do Fórum. A primeira, em Cuiabá no final de 2023, já provocou novos debates no ano passado.
As palestras serão em formato presencial. Pesquisadores renomados estarão presentes, como Eduardo Fávero Caires (Universidade Federal de Ponta Grossa), Godofredo Cesar Vitti (Esalq/USP), Pedro Henrique Luz (Esalq/USP) e Silvino Moreira (Universidade Federal de Lavras), entre outros.
No espaço das marcas, empresas apresentarão produtos e serviços.
“O Fórum abordará aspectos poucos discutidos da calagem, como as dosagens e a ação do calcário como fornecedor de macronutrientes secundários”, cita o engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro, coordenador do evento.
Serviços
II Fórum Nacional sobre Corretivos de Solos
Data – 26 de março de 2025
Local – Escola de Engenharia de Piracicaba, em Piracicaba (SP).
Realização – Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal)
Organização – Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE/Esalq/USP).
Palestras em formato presencial
ProImprensa Comunicação 19981866781 [email protected] https://www.proimprensa.com.br/