quarta-feira, 22 de julho de 2026
EM ALTA
Normandia destina R$ 1,3 milhão para compra de tecnologia e suprimentos de informática Suspeito de estuprar e engravidar adolescente indígena é detido em Amajari Sinter chama seus membros para regularização de cadastro Operação da Polícia Federal em Buritis gera tensão entre os moradores com relatos de tiros MegaG transforma o Dia da Pizza em um gesto de carinho para crianças acolhidas pelo Lar Agrícola A Semente MPRR sugere à Prefeitura de Boa Vista a implementação de cota mínima para mulheres na Guarda Municipal Novo tratamento para linfoma não Hodgkin ganha aval da Anvisa Instituições de ensino têm prazo até quarta-feira para reportar informações sobre equidade ao MEC Revisão de cadastro sinaliza reinício dos serviços do Teamarr ABPA e ApexBrasil promovem a maior iniciativa internacional do SIAVS 2026 Consultor prevê crescimento na produção de soja, algodão e feijão, enquanto culturas de trigo, arroz e milho de verão enfrentam retração Senar disponibiliza curso gratuito sobre inteligência artificial no setor agrícola Normandia destina R$ 1,3 milhão para compra de tecnologia e suprimentos de informática Suspeito de estuprar e engravidar adolescente indígena é detido em Amajari Sinter chama seus membros para regularização de cadastro Operação da Polícia Federal em Buritis gera tensão entre os moradores com relatos de tiros MegaG transforma o Dia da Pizza em um gesto de carinho para crianças acolhidas pelo Lar Agrícola A Semente MPRR sugere à Prefeitura de Boa Vista a implementação de cota mínima para mulheres na Guarda Municipal Novo tratamento para linfoma não Hodgkin ganha aval da Anvisa Instituições de ensino têm prazo até quarta-feira para reportar informações sobre equidade ao MEC Revisão de cadastro sinaliza reinício dos serviços do Teamarr ABPA e ApexBrasil promovem a maior iniciativa internacional do SIAVS 2026 Consultor prevê crescimento na produção de soja, algodão e feijão, enquanto culturas de trigo, arroz e milho de verão enfrentam retração Senar disponibiliza curso gratuito sobre inteligência artificial no setor agrícola
Aconteceu

Instituições de ensino têm prazo até quarta-feira para reportar informações sobre equidade ao MEC

O prazo para que as redes de ensino, tanto estaduais quanto municipais, enviem os dados referentes ao Diagnóstico Equidade 2026, que avalia a implementação da Lei nº 10.639/2003, encerra na próxima quarta-feira (22). Esta legislação estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas instituições educacionais.

Até o momento, 96% dos questionários foram preenchidos, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). Esse número abrange 5.324 municípios, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Enquanto 1% ainda está em processo de preenchimento, 3% das redes ainda não iniciaram a coleta de dados. Vale ressaltar que o prazo original foi prorrogado pelo ministério, pois tinha sido encerrado na última quarta-feira (15).

As informações devem ser encaminhadas pelas secretarias estaduais e municipais através do módulo da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

O MEC adverte que a falta de envio das informações pelo Simec pode comprometer o repasse de futuros investimentos associados ao Plano de Ações Articuladas (PAR).

“O mapeamento visa fornecer subsídios para políticas públicas que enfrentem as desigualdades étnico-raciais e o racismo nas instituições escolares. O diagnóstico também procura monitorar a implementação da educação para as relações étnico-raciais (Erer), bem como da educação escolar quilombola (EEQ) e indígena (EEI) nas redes públicas em todo o país”, destacou o MEC.

Promoção da equidade racial nas instituições educacionais

A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola foi estabelecida em 2024 e abrange uma série de ações e programas focados na educação relacionada às questões étnico-raciais. Essa política também lida com a educação escolar quilombola e aborda temas pertinentes às desigualdades étnico-raciais e ao racismo nos ambientes educacionais.

Segundo o MEC, os pilares dessa política incluem metas específicas e mecanismos de monitoramento voltados à formação profissional dos educadores em diversas áreas. Isso abrange tanto a educação para as relações étnico-raciais quanto a educação escolar quilombola, promovendo práticas educacionais antirracistas. Além disso, contempla ações relacionadas às desigualdades étnico-raciais no âmbito educacional e protocolos para identificar e responder a situações de racismo nas escolas públicas e privadas.

Os 10 eixos que compõem o Diagnóstico Equidade 2026 são:

  • fortalecimento do marco legal;
  • formação de gestores e profissionais da educação;
  • gestão educacional;
  • materiais didáticos e paradidáticos;
  • currículo;
  • financiamento;
  • indicadores, avaliação e monitoramento;
  • gestão democrática e mecanismos de participação social;
  • educação escolar quilombola;
  • educação escolar indígena.

Fonte: Agência Brasil

O post Redes de educação devem enviar dados sobre equidade ao MEC até quarta apareceu primeiro em Roraima em Tempo.

Os comentários estão desativados.