Últimos dias para os agricultores se inscreverem no Concurso de Produtividade no Milho Inverno 2025
Promovido pelo Getap, iniciativa premia aqueles que atingem alta performance, elevando o patamar da produção do cereal no Brasil. Os interessados têm até o dia 30 de abril para garantir a participação e podem concorrer na categoria regional, cujo objetivo é proporcionar condições mais justas de avaliação
O plantio do milho 2ª safra está próximo de ser finalizado na maioria das regiões produtoras. Após um início de semeadura com incertezas com grande preocupação com relação a falta de chuva, o manejo ocorreu bem. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total do cereal, somados os três ciclos da cultura, está estimada em 124,7 milhões de toneladas em 2024/25, crescimento de 9 milhões de toneladas em relação ao ciclo passado.
Só na segunda safra do grão é esperada uma colheita de 97,9 milhões de toneladas, resultado de uma maior área plantada, estimada em 16,9 milhões de hectares, combinado com uma recuperação de 5,5% na produtividade média prevista em 5.794 quilos por hectare. Outro fator positivo é o preço que segue firme e aliado a uma safra cheia gera boas expectativas ao setor.
Diante deste contexto positivo que o Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade) reforça a importância de a classe produtora não perder a oportunidade de participar do Concurso de Produtividade no Milho Inverno 2025. A iniciativa que reconhece e premia aqueles que atingiram alta performance, elevando o patamar da produção do cereal no Brasil. As inscrições encerram no próximo dia 30 de abril. “Os produtores que fizeram um bom plantio não podem perder essa chance única de ter suas áreas auditadas podendo se tornarem referência nacional no cultivo de milho”, destacou Gustavo Capanema, o coordenador técnico do Getap.
Ainda segundo o especialista, a expectativa nesta temporada é que finalmente haja quebra de recorde da produtividade, que hoje para o milho inverno é de 248 sc/ha alcançado no concurso de 2022. “Estamos confiantes com este início de safra e podemos ter uma edição histórica com uma colheita expressiva de grandes números”, detalhou.
Outro fator importante que marca essa edição é a inclusão da categoria regional, cujo objetivo é proporcionar condições mais justas de avaliação entre os participantes, considerando as características climáticas e de solo de diferentes regiões do país. Essa regionalização, não segue a divisão por estados, mas agrupa áreas com condições similares. As regiões foram classificadas da seguinte forma: Norte (Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia), Oeste (Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul, Sul do Mato Grosso do Sul), Centro (Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais) e Sul (Paraná e São Paulo).
Segundo o coordenador técnico do Getap, além do campeão nacional, será prestigiado ainda os produtores que se encontram em condições similares de cultivo, em clima, altitude, solo, tornando a disputa mais justa. “Essa novidade vem se mostrando um ponto animador para aqueles que estão em lugares mais desafiadores”, diz.
Requisitos
Para participar do concurso, produtores ou responsáveis podem acessar o site (www.getap.agr.br) e clicar no painel de inscrições. Para tornar ágil esse processo, com um único fornecimento de dados na plataforma é possível fazer o cadastramento de mais de uma área, se necessário. O registro também pode ser feito via patrocinadores do evento (Bayer, Corteva, ICL, Stoller, Ubyfol) ou de maneira independente, arcando com o valor apenas da auditoria.
Podem concorrer participantes com uma área de milho comercial de dois hectares a 4,5 ha, que precisam disponibilizá-la para auditoria da equipe técnica. Depois de inscrita, no decorrer da safra, é feito um monitoramento com o responsável pela área se ele irá seguir ou não com a auditoria. Em caso positivo, uma equipe vai até a propriedade e realiza todo o processo necessário. Os resultados oficiais só serão divulgados no fórum organizado pelo Grupo em novembro deste ano, com a presença de nomes importantes do mercado do milho e produtores participantes.
Mais detalhes
O Getap é uma iniciativa que busca reunir especialistas do agronegócio para discutir temas relevantes e disseminar conhecimento e boas práticas no manejo da cultura do milho, com o objetivo de incentivar o cultivo eficiente no Brasil. Para isso, é promovido o concurso de produtividade do cereal.
A iniciativa tem como curadoria a Céleres, além de apoiadores importantes como a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal, Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo) e Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal). “Essa é uma oportunidade única onde a cadeia do agronegócio reconhece aqueles que atingem os mais altos níveis de produtividade, alinhando isso à rentabilidade, tecnologia e sustentabilidade”, finaliza Capanema.
Kassiana Bonissoni 19983200286 [email protected]
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.