quarta-feira, 03 de junho de 2026
EM ALTA
Protocolo da Secretaria de Educação visa guiar escolas de RR em meio ao rigoroso inverno Anvisa ordena retirada de lote da água mineral Crystal sem gás do mercado PRF dá início à Operação Corpus Christi em Roraima Trinta mil servidores estaduais recebem a primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira, 3 Brasil é declarado livre de febre aftosa pela China Indústria pesqueira teme impactos nas exportações devido a nova tarifa americana Acidente fatal em Boa Vista leva mulher a ser indiciada por homicídio culposo após morte de funcionário do Detran Homem é detido em RR por compartilhar fotos íntimas da ex-namorada após término do relacionamento Preparação dos mesários para a eleição suplementar entra em ação Roraima lança edital para seleção de jurados do Festival de São João no Parque Anauá 2026 Pacote de R$ 1 bilhão do Novo PAC inclui seis regiões hidrográficas da Bahia Pintolândia ganha novas vias: Prefeitura inicia recapeamento na Avenida Nazaré Filgueiras Protocolo da Secretaria de Educação visa guiar escolas de RR em meio ao rigoroso inverno Anvisa ordena retirada de lote da água mineral Crystal sem gás do mercado PRF dá início à Operação Corpus Christi em Roraima Trinta mil servidores estaduais recebem a primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira, 3 Brasil é declarado livre de febre aftosa pela China Indústria pesqueira teme impactos nas exportações devido a nova tarifa americana Acidente fatal em Boa Vista leva mulher a ser indiciada por homicídio culposo após morte de funcionário do Detran Homem é detido em RR por compartilhar fotos íntimas da ex-namorada após término do relacionamento Preparação dos mesários para a eleição suplementar entra em ação Roraima lança edital para seleção de jurados do Festival de São João no Parque Anauá 2026 Pacote de R$ 1 bilhão do Novo PAC inclui seis regiões hidrográficas da Bahia Pintolândia ganha novas vias: Prefeitura inicia recapeamento na Avenida Nazaré Filgueiras
Economia

Produtores apostam em clones de café robusta e colheita por hectare aumenta 90% em RO

Produção tem se destacado no município de Nova União. Melhores canéforas foram selecionados geneticamente e a partir daí as mudas foram produzidas por enxerto. Cafeicultores de Nova União investem em clones de café Robusta Amazônico
Produtores rurais de Nova União (RO), a 370 quilômetros de Porto velho, estão apostando no cultivo de diferentes clones de café robusta. A colheita começou em abril e já tem produtor animado com o resultado, que já subiu cerca de 90%.
O motivo da celebração se deve porque a produção veio além do esperado: 134 sacas por hectare. A expectativa era de cerca de 70 sacas, que já seria quase o dobro da média estadual.
Um dos produtores que está apostando nos clones de café é Firmino Stramann. Ele apostou na variedade em 2018, quando comprou as mudas clonais.
Os melhores canéforas foram selecionados geneticamente e a partir daí as mudas foram produzidas por enxerto e não mais por sementes, como eram as antigas lavouras.
A inspiração na cafeicultura surgiu após o produtor visitar outras lavouras em Alto Alegre dos Parecis e Alvorada do Oeste.
“Eu vi que o outro café que a gente tinha não tava dando mais resultado, produzia pouco. Eu andei nos municípios vizinhos e conheci o café clonal, daí decidi plantar também”, diz Firmino.
São 12 mil pés de café clonal na propriedade de Firmino e lavoura é toda irrigada. Em 2020, a primeira safra do café clonal, o produtor colheu 484 sacas em 3,6 hectares. Na próxima safra ele espera colher 600 sacas.
Para manter a irrigação foram necessários mais de 14 mil metros de cano. A água saiu de uma represa e é jogada pela bomba em toda a área. São gastos 100 mil litros diariamente.
Os cuidados diários no cultivo de cafés ‘clonados’ são importantes. Para dar conta da demanda, o trabalho na propriedade de Firmino é em família.
Opinião técnica
Para o gerente da Emater em Nova União, Eloi Murbach, a alta produtividade na propriedade de Firmino se deve ao manejo adequado, a qualidade do solo e a seleção genética das plantas.
Ronaldo Francisco, outro produtor da região, também está apostando na produção.
“Eu vi a produção do café clonal robusta em outras propriedades, vi a produtividade e me animei muito. A partir disso decidi fazer um teste e agora esperar o resultado”, afirma.
Veja mais notícias do Rondônia Rural

Os comentários estão desativados.