quarta-feira, 17 de junho de 2026
EM ALTA
ESG: Métodos construtivos industrializados se consolidam como soluções sustentáveis, com uso mais estratégico de recursos PRTB confirma Leonardo Avalanche na presidência nacional da legenda após disputa jurídica Gigante Paçoca alcança novo feito e pesa impressionantes 1.593,5 kg Governo assegura suporte a mais de 11 mil afetados pelas chuvas em Roraima Polícia Rodoviária Federal detém jovem com pepita de ouro ilegal oculta em lanterna em Bonfim Nelita Frank concorrerá a eleição suplementar em Roraima com registro de candidatura rejeitado nas urnas JBS apresenta iniciativa Jovem Superagro visando a nova geração no agronegócio Box Surpresa Apimentada da Apimentei une praticidade, mistério e experiências para casais Pequeno talento de Roraima brilha e leva medalha de bronze em torneio de Jiu-Jitsu em São Paulo Mudança de Endereço: 46 Seções Eleitorais da Eleição Suplementar em Roraima Foram Alteradas Solicitação ao TSE para adiar eleições suplementares em Roraima devido a intensas chuvas Prazo para renovação de CNH vencida é prorrogado pelo Detran-RR ESG: Métodos construtivos industrializados se consolidam como soluções sustentáveis, com uso mais estratégico de recursos PRTB confirma Leonardo Avalanche na presidência nacional da legenda após disputa jurídica Gigante Paçoca alcança novo feito e pesa impressionantes 1.593,5 kg Governo assegura suporte a mais de 11 mil afetados pelas chuvas em Roraima Polícia Rodoviária Federal detém jovem com pepita de ouro ilegal oculta em lanterna em Bonfim Nelita Frank concorrerá a eleição suplementar em Roraima com registro de candidatura rejeitado nas urnas JBS apresenta iniciativa Jovem Superagro visando a nova geração no agronegócio Box Surpresa Apimentada da Apimentei une praticidade, mistério e experiências para casais Pequeno talento de Roraima brilha e leva medalha de bronze em torneio de Jiu-Jitsu em São Paulo Mudança de Endereço: 46 Seções Eleitorais da Eleição Suplementar em Roraima Foram Alteradas Solicitação ao TSE para adiar eleições suplementares em Roraima devido a intensas chuvas Prazo para renovação de CNH vencida é prorrogado pelo Detran-RR
Agricultura

Alckmin afirma que aumento de tarifas de Trump afeta apenas 3,3% das exportações do Brasil

Foto: Arquivo da Casa Branca de Trump
O vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que o Brasil conseguirá superar a crise comercial provocada pelas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, enfatizando que a dependência brasileira em relação ao mercado norte-americano é menor do que no passado. Ele ressaltou que, na década de 1980, 24% das exportações brasileiras iam para os EUA, número que caiu para 12% atualmente, com apenas 3,3% sendo afetados pelas tarifas.

Alckmin, que também atua como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou que os setores mais impactados são os de manufaturados, como máquinas, equipamentos, calçados e têxtil. Ele enfatizou que, embora produtos como carne e café tenham alternativas em outros mercados, os produtos industrializados enfrentam mais dificuldade para encontrar novos compradores. No entanto, ele ressaltou que, mesmo que demore um pouco mais, esses produtos acabam sendo realocados.

O vice-presidente mencionou que continuará negociando para reduzir as tarifas em 50% e retirar mais itens da lista de produtos sobretaxados. Ele também destacou que 42% dos produtos brasileiros exportados para os EUA não foram afetados e 16% foram incluídos em taxas semelhantes às aplicadas a outros países, como aço, alumínio e cobre.

Como alternativa, Alckmin citou a busca por ampliar mercados através de acordos internacionais, mencionando a expectativa do tratado Mercosul-União Europeia ser assinado até o fim do ano, além de negociações em andamento com o EFTA, Singapura e Emirados Árabes Unidos.

No cenário nacional, o governo anunciou medidas de apoio aos exportadores brasileiros, como linhas de crédito, suspensão de tributos sobre insumos importados e aumento da restituição de tributos federais. Internacionalmente, o Brasil levou o caso à OMC e não descarta a possibilidade de acionar a Justiça dos EUA. Alckmin enfatizou que não se pode usar política regulatória por motivos partidários ou políticos.

O post Alckmin diz que tarifaço de Trump atinge 3,3% das exportações brasileiras apareceu primeiro em Canal Rural.

Os comentários estão desativados.