Com 2.825 pontos de incêndio, Pantanal tem pior outubro da história, indicam dados do Inpe


Recorde foi batido a 3 dias do fim do mês. Número mais alto anterior para o mês era de 2002, quando foram registrados 2.761 pontos de fogo no bioma, segundo monitoramento do instituto, que começou em 1998. Veterinário mostra as patas queimadas de uma onça-pintada, com queimaduras de terceiro grau por causa do fogo no Pantanal, no dia 27 de setembro. A onça é uma de duas que foram resgatadas do bioma e receberam tratamento em Corumbá de Goiás (GO).
Eraldo Peres/AP
O Pantanal já tem o pior mês de outubro em focos de incêndio da história: desde o dia 1° até a quarta-feira (28), dados mais recentes disponíveis, foram registrados 2.825 pontos de fogo no bioma, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O recorde até então para o mês era de 2002, quando haviam sido registrados 2.761 focos. O monitoramento do Inpe começou em 1998.
Os focos de outubro também já haviam ultrapassado, 15 dias antes do fim do mês, o total visto no mesmo período do ano passado (veja gráfico).
As altas de outubro vêm depois de o bioma ter a pior quantidade de incêndios mensais na história – para qualquer mês – em setembro. Antes disso, nos primeiros 17 dias de setembro, os recordes para aquele mês também já haviam sido ultrapassados.
O bioma também registrou o pior julho e o segundo pior agosto da história. Este ano já era o pior em pontos de fogo no bioma – que, até 2018, era o mais preservado do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Antes, o acumulado mais alto havia sido registrado em 2005, com 12.536 focos em todo o ano (veja gráfico acima). A alta neste ano já é de 68%.

By Silverio Martins

Veja Também!